1 de nov. de 2011

HISTÓRIA DE NOVO CRUZEIRO - MG




Fundador de Novo Cruzeiro pintada por Epaminondas Alves em 1985

O nosso município, Novo Cruzeiro, foi fundado pelo senhor Anastácio Roque Esteves, no ano de 1917, que aqui se instalou, juntamente com seu companheiro Manoel Esteves de Lima, às margens do Ribeirão São Bento, um afluente do Rio Gravatá.

Os fundadores de nossa cidade vieram de Portugal para cá, em busca de ouro e pedras preciosas.
Novo Cruzeiro originou-se de uma fazenda.
Nomes que a nossa cidade já teve:
· Fazenda Santa Maria do Ribeirão da Pedra
· Vila Gravatá
· São Bento
· Novo Cruzeiro

Em 1944, Novo Cruzeiro se emancipou, isto é, chegou à condição
de cidade, tornando-se um município independente.
O município recebeu o nome de Novo Cruzeiro em razão da
mudança da moeda do país de mil réis para Cruzeiro. A sugestão da mudança do nome foi do Sr. Olímpio Alves.
O primeiro prefeito de Novo Cruzeiro foi o Sr. Mário Moreira Murta e o primeiro prefeito eleito foi o Sr. Quintino Gomes.

estacoes_41

A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L’Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.

estacoes_21

A estação de São Bento foi inaugurada em 1924. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Estação de Novo Cruzeiro. Até hoje o prédio da estação continua conservado onde funciona a biblioteca pública.

estacoes_5
fonte: Pida Guedes

A estação de Queixada foi inaugurada em 1924. Permaneceu como ponta de linha até 1930, quando foi aberta a estação seguinte em Engenheiro Schnoor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário